Características
Ouarzazate, “A porta do Deserto”, vem do berbere e significa “sem confusão” ou “sem barulho”. É a capital da província de Ouarzazate no Souss-Massa-Draado sul-central deMarrocos. Possui uma altitude de 1160 metros, num planalto das montanhas do Atlas.
É relativamente pequena, com 60 000 habitantes. Os Berberes são os que vivem em Ouarzazate e construíram a maior parte dos Kasbahs e outros edifícios. São muitos os turistas que utilizam este destino para férias e para excursões, trazendo a vontade de descobrir as regiões que foram levadas pela arte do cinema.
É considerada a maior cidade de Marrocos Saariana.
É um local utilizado para produzir filmes, como Lawrence da Arábia(1962),The Living Daylights(1987), A Última Tentação de Cristo (1988),A Múmia(1999),Gladiador (2000),Kingdom of Heaven(2005),Kundun(1997),Legionário(1998),Hanna(2011) eA Pesca do Salmão no Iêmen(2011).
História
Foi o ponto de ligação que deu passagem aos comerciantes africanos, os reconhecidos Tuaregues, para encaminhá-los para o norte de Marrocos e Europa. Apenas se expandiu como uma cidade de enfeite e um centro administrativo.
É popular pelos seus tapetes Ouazguita, enfeitada com desenhos geométricos de cor vermelha-laranja acima de um fundo preto.
Clima
No Verão é uma cidade quente e seca e no Inverno está muito frio, com ventos muito gelados vindo das montanhas do Alto Atlas.
Entre Janeiro e Agosto, vai aumentando a temperatura, desde os 16ºC até os 39ºC. E entre Setembro e Dezembro, vai descendo a temperatura, desde os 34ºC até os 17ºC, em média alta. Se fosse em média baixa as temperaturas variavam entre 1ºC até o máximo de 21ºC.
Oásis Fint
Está localizado a 11km da cidade de Ouarzazate. Caracteriza-se pela sua verde e enorme paisagem. Constitui um vale rochoso ao lado de um rio e um oásis repleto de palmeiras.
É um dos lugares mais bonitos da região. Considerado um local descontraído, onde burros e outros animais de carga caminham nos campos e onde as mulheres lavam as suas roupas no rio que passa.
Foi um cenário para grande parte dos filmes de Hollywood, como por exemplo, Babel, Príncipe de Pérsia e Reino dos Céus.
Os residentes deste local são da origem dos negros que ficaram em Marrocos devido a trocas comerciais entre o Norte de África e a África sub-Saariana.