O seu minarete, terminado no reinado do califa almoáda Yaqub al-Mansur, foi usado como modelo para a La Giralda, em Sevilha e para a Torre Hassan, em Rabat. A mesquita Kutubia, Koutoubia ou Kutubiya é a maior mesquita e um dos monumentos mais representativos da cidade de Marrakech(Marrocos).
O nome Kutubia, que literalmente quer dizer a dos livreiros(kutub em árabe é "livro") do árabe al-Koutoubiyyin, que significa bibliotecário, pois a mesquita costumava estar rodeada por vendedores de manuscritos. A torre com seus 69 metros de altura é o edifício mais alto da cidade. O seu interior é constituído por seis salas, uma por cima da outra, atravessadas por uma rampa que permitia o almoadem chegar à varanda da torre. Foi construída no estilo tradicional almoáda e a torre é adornada com quatro globos de cobre. O viajante muçulmano Ibn Battuta descreve-a, em 1352 do seguinte modo: Há grandiosas mesquitas, como a sua alfama, a conhecida por Kutubiyyin, que tem um enorme e colossal minarete, ao que subi, mostrando-se à vista a totalidade da povoação ...
A sudoeste da Praça Jama el Fna esta representação imponente é o ponto de referência para quem está perdido na magia das ruas, para encontros, inícios e fins de viagens. Seus muros albergam as famílias ao fim da tarde, que enchem e chegam ao local com a energia de quem já passou mais um dia e se prepara dar um tempo diferente à vida. Crianças que correm, velhos que descansam, jovens que namoram discretamente à sombra da vigília da religião, turistas que prepetuam a imagem em seus aparelhos fotográficos…