




Características
Localiza-se no centro-norte do país. Tem acesso de auto-estrada à capital Rabat.
Foi fundada em 808 por Idriss II e serviu como capital do país durante vários períodos.
A sua mesquita de Karueein é a maior e mais velha mesquita de África. Construída no ano 808, a partir daí a cidade foi ocupada principalmente por muçulmanos.
É uma cidade cuja Medina tem cerca de 3000 ruas e é subdividida em “bairros”. De tal forma é grande e labirintica que há habitantes que nunca saíram do seu bairro.
Está repleta duma magia muito própria e arrebatadora. Chamada de capital Espiritual, faz juz ao nome em seus espetáculos de música e sua cultura sufi.
Cidade berço da Princesa Lalla Khadija, esposa do atual Rei Mohamed VI, esta cidade tem belos jardins e uma parte moderna bem separada da antiga medina. Cada uma com seu encanto e beleza. Sua medina está referenciada como Património Mundial da UNESCO.
Tinha em 2010 um total de 1.040.563 habitantes.
História
De 1170-1180, Fez foi a maior cidade de Marrocos e a principal cidade do Reino de Fez. Foi o centro religioso e científico do mundo ocidental, onde cristãos e muçulmanos de toda a Europae Marrocos vinham estudar. Depois da Reconquista da Peninsula Ibérica em 1492 houve um êxodo de muçulmanos e foi a partir dessa altura que a população da cidade aumentou.
A cidade tronou-se parte do império marroquino em 1548 e em 1579 terminaram as conquistas do império marroquino, que haviam sido começadas por Suleimão.
Em 1649, durante a dinastia alauíta, Fez tornou-se um grande centro comercial da Berbéria – Zona costeira de todo o Magreb.
Fez foi a capital de Marrocos em diferentes épocas, até que, a partir de 1912, quando grande parte de Marrocos caiu na influência dos Franceses Rabat foi a escolhida.
Em 2001/2002 foi palco da novela o Clone, que relatou muitos dos hábitos da cultura marroquina e que foi vista por milhares de pessoas, que ainda vêm a esta parte do país à procura das histórias das 1001 noites
Localização

Universidade Al Karueein
Considerada pelo livro Guinness dos Recordes como uma das Universidades mais antigas de todo o mundo que faz parte duma Mesquita fundada no ano 859. Ainda mantém a sua atividade e desde sempre teve intercâmbio cultural. No século XII muitos ilustres frequentaram este espaço, desde sofistas, filósofos e geógrafos.


Escola Corânica - Madraça Bu Inania
Construida no sec XIV, está situada dentro da parte mais antiga da medina de Fez. Além de escola, o edifício também funcionava como mesquita e por isso tem um minarete que se destaca da sua arquitetura merínida.
Esta Madraça tornou-se uma das instituições religiosas mais importantes da cidade, acabando por ganhar o estatuto de “Grande Mesquita”.
A Escola pode ser visitada por dentro e está aberta a não muçulmanos.




Tinturarias
A Tinturaria é um local de tradição turística. Quem passa em Fez não quer perder o espetáculo de cores que antecede a transformação das peles em tapeçaria, malas e casacos, bolsas e muito mais.
Do cima da varanda é possível ver os tanques de cores variadas em que pessoas trabalham horas a fio. O cheiro pode tornar-se nauseabundo e por isso à entrada da loja os gentis funcionários entregam uma folhas de hortelã que podem ser a salvação dos curiosos.



Fábrica de Cerâmica
A cerâmica de Fez é famosa pela sua beleza. Em toda a cidade é possível observar o trabalho artístico regional. Nas fontes, muros, pratos, azulejos destacam as cores azul e verde características desta cidade.
Nas fábricas é possível ver o fabrico artesanal, os fornos de cozedura e o processo de moldagem das várias peças tradicionais.